top of page
barco.png

AÇÕES

Laboratório CARTArse
Criação de vídeos cartas com as comunidades do Bailique, onde os artistas foram ao encontro dos moradores construir vídeos que fossem cartas para familiares, amigos e para si próprios. Ao final, ocorreu a exibição dos vídeos produzidos na exposição da Tecno Barca e envio para os destinatários.
Artistas: Alen Costa e Anderson Barroso
Videos:
Vídeo Carta de Evernelza | Querida Megan | Perigosíssimo Bando | Para Abaetetuba

A vida secreta das plantas | Dança Livre

Ação 1: A artista visitou várias casas e propôs instalar sua rede e conversar sobre PLANTAS com os moradores. Coletou esses depoimentos em registro audiovisual e os exibiu na exposição da Tecno Barca juntamente com todas as plantas coletadas nesse percurso acompanhada de objetos, fotografias e lembranças desses encontros afetivos. Ação 2: Dança livre- onde a artista fez o convite aos demais residentes da TECNO BARCA II para dançar livremente na passarela principal da Vila Progresso, em meio ao fluxo de transeuntes locais, com registro audiovisual de Patrícia Telles.

Artista: Tania Alice

Video: Dança Livre

Andarilhos
A investigação aqui foi a mobilidade: O ATO DE ANDAR como experiência poética e estética. A pesquisa da artista convidava a um lava-pés que foi realizado em espaços públicos com os transeuntes e também nas casas dos moradores. Ao longo desse ritual, a artista conversava sobre as memórias dos pés de cada morador, e no final realizava um registro fotográfico das palmas dos pés que foram expostas na Tecno Barca. Também houve o intercâmbio entre a artista e o Grupo Dart (composto por artistas bailiquienses Alelson Santos, Elias dos Anjos e José Correa), onde realizaram juntos a pintura de um caracol nos pés dela e produziram uma caminhada desses pés pintados pelos diferentes chãos da região (pontes, lama, concreto, mato e etc.) dando origem a uma vídeo art que foi exposta na Tecno Barca.

Artista: Itala Isis

Cartografias Fluviais e das Vontades

Com técnicas de cartografia e busca de narrativas a partir do contato com crianças e adolescentes, o artista realizou a confecção de mapas tendo a geografia do arquipélago do Bailique como base para o desenho visual que foi delineado por palavras ditas pelos participantes a partir das seguintes questões: vontade, desejo e resistência. O artista também realizou um intercâmbio com o Grupo Dart, por meio um workshop teatral e a realização de uma experiência de Teatro Fórum, que foi apresentada em um dos trapiches da Vila Progresso e no interior da exposição da Tecno Barca, na passagem pela comunidade de Buritizal.

Artista: David Limaverde

Vídeo: Teatro Fórum: Medo do Futuro

Atravessados

Através da convivência e conversas com os moradores, que exercem ofícios tradicionais na região (parteiras, pescadores, batedores de açaí, etc.), houve a criação de: - Performance “O tempo é a maré quem faz” na parte superior da Tecno Barca; - Instalação “Porão” no porão da Tecno Barca, onde as histórias de assombrações e lendas que foram coletadas na região ressoavam em áudio, na voz dos moradores locais, no interior desse espaço ambientado também com esculturas do Grupo Dart; - Exibição de vídeo art produzidas a partir das memórias de pescadores locais, tendo como suportes de projeção Ipads e computadores posicionados nas dependências da cozinha e camarotes da embarcação Tecno Barca.

Artistas: Isabel Viana, Sarah Marques e Wellington Dias (Bando Filhotes de Leão)

Vídeo: O tempo é a Maré quem faz

I’ll be your mirror

Oferecendo o espelho como dispositivo central, inclusive o “espelho” da câmera fotográfica, o artista criou interações com os moradores e demais artistas, gerando fotografias e vídeos expostos na Tecno Barca, bem como realizou a instalação “Árvore de todos os frutos” em uma espécie nativa da região, na comunidade de Macedônia e em seguida, uma segunda versão desta idéia de árvore na exposição da Tecno Barca.

Artista: Thomas Dupal

Diário de bordo em haikai

Produção de uma série de Haikai a partir da imersão no cotidiano da região mesclada com fotografias em preto e branco feitas pelo artista e que foram projetadas no interior da embarcação Tecno Barca.

Artista: Jamie Duncan

Vídeo art
Elementos do cotidiano local, como a vida dos ribeirinhos, seus ofícios, as mudanças de paisagens na natureza ao longo dos dias serviram de base para criação de uma série de vídeos curtos da artista que estão disponíveis em um canal do projeto na internet.
Artista: Patrícia Teles

Vídeos:
Vote Kimberly
O tempo é a maré quem faz
Dança Livre

“Transvendo o Mundo”
Foram encontros para coleta de materiais na floresta, rios e solos, posteriormente transformados em poesia visual: pinturas, esculturas e instalações pelos artistas e outros adolescentes e crianças das comunidades de Buritizal e Vila Progresso, tendo a circulação/exposição desses trabalhos na Tecno Barca e distribuição de lixeiras artísticas pelas passarelas da Vila Progresso, todas elas, produzidas de forma artesanal e reciclável.

Artistas: Alelson Santos, Elias dos Anjos e José Correa (Grupo Dart)

PERFORMANCES

Oferendar-me | Performer: Anderson Barroso

Onde o performer se abandonou ao fluxo do rio amazonas no interior de uma canoa.

Video: Oferendar-me

ROLO | Performer: Wellington Dias
O artista vem realizando esta ação por vários lugares do Brasil e do mundo, onde se põe em rolamento pelas superfícies do chão e no Bailique rolou em pontes de madeira, concreto e argila do rio amazonas.
Video:
ROLO

 

Ensaio sobre nós | Artista: Isabel Viana
O projeto da artista Isabel Viana entrevista diferentes pessoas com as seguintes perguntas: O que te assusta? O que te move? O que te afeta? Qual ação você gostaria de fazer e nunca fez, por medo, ou falta de oportunidade? A partir daí, o projeto realiza as ações propostas pelos participantes. Alguns dos desejos dos moradores do Bailique concretizados foram: entregar flores e bons dias de casa em casa, amarrar-se na beira do rio e esperar o rio encher (vídeo art), visitar a cidade de Paris, na França (instalação)
Videos:
Para Sarah Sem Medo | Para Paloma O Deus Dança | Nem Todo Medo do Rio é Perigo

 

Video art: Passeio de caracol | Artistas: Itala Isis, Alelson Santos, Elias dos Anjos e José Correa
Intercâmbio entre a artista e o Grupo Dart, onde realizaram juntos a pintura de um caracol nos pés dela e produziram uma caminhada desses pés pintados pelos diferentes chãos da região (pontes, lama, concreto, mato e etc.) dando origem a uma video art.
Video:
Passeio do Caracol

Vote Kimberly | Performer: Sarah Marques | Vídeo: Patrícia Teles

A performer se apresentava como super heroína candidata às eleições para os moradores locais, fazendo promessas como “tele transporte”.

Video: Vote Kimberly

bottom of page