top of page
barco.png

ARTISTAS

ALEN COSTA
Alen Costa é artista e graduando em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Paraense, mas atualmente reside em Fortaleza. Investiga e desenvolve criações através do teatro documental e da performance documental. Integrante do Coletivo Unome.
Instagram:
@alen_costa__ | @coletivounome

ALELSON SANTOS
Artista amapaense, desenhista e pintor, natural do Arquipélago do Bailique. Formando no Curso Técnico de Artes Visuais no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá-AP. Criador do Grupo Dart, realizou a Exposição Grupo Dart na Biblioteca Pública de Macapá em abril de 2013. Participou das oficinas de arte do TECNO BARCA I e no TECNO BARCA II ofertou a oficina TRANSVENDO O MUNDO, com foco em pintura e desenhos sobre superfícies diversas encontradas no cotidiano do Bailique.

ANDERSON BARROSO
Diretor teatral, ator, performer arte e professor, possui Mestrado em Drama and Film Studies pela University of Pretoria – África do Sul (2017). Pós graduação, Bachelor of Arts Honours in Drama and Film Studies pela University of Pretoria (2015). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro - Brasil (2014). Tem experiência nas áreas de teatro, performace arte e gestão cultural. Como diretor dirigiu as seguintes produções: Lament (2015), “Razor in the Flesh” (2017) e O Complexo de Dorothy ou o Meu Destino é Pecar (2019). Participou com a video performance Suit's Collapse na Bienal de Arte de Pretoria (Cool Capital) em 2014. Como professor de teatro e diretor facilitou workshops na Amazônia brasileira e no Rio de Janeiro. Como professor universitário substituto lecionou a disciplina de direção teatral 2 no departamento de Drama da WITS University of the Witwatersrand, Johannesburg em 2019. Links de trabalhos:

Suit's Collapse e outras 2 ações
Razor in the Flesh
The Dorothy Complex or My Destiny is to Sin
Oferendarme
Avenida Paulista e as Purpurinas de Fluorescente


DAVID LIMAVERDE
Arte-educador, artista participativo, pesquisador e membro dos coletivos Home of Participation e OT301, em Amsterdã. De Fortaleza e vivendo nos Países Baixos, trabalho com metodologias de arte participativa com grupos em conflito, risco e para engajamento social e político. Interesso-me pelo compartilhamento da autoria, performance participativa, cartografia, pedagogia crítica, como também pelo cuidado comunitário, afeto e hospitalidade como ferramenta de transformação social.

ELIAS DOS ANJOS
É um pintor e desenhista bailiquiense que utiliza elementos da natureza para composição de suas obras, como troncos, argila, urucum e carvão. Já expôs seus trabalhos na Biblioteca Elcy Lacerda em Macapá em 2013. Pesquisador da poética "é preciso transver o mundo", o mesmo ministrou, em 2014, oficinas com esta temática para jovens bailiquienses durante a Residência Artística Tecno Barca II. Dos Anjos, também é músico e compositor. Atualmente, interessado em processos de aprendizagem, cursa pedagogia na Universidade Paulista.

ÍTALA ISIS
Artista, pesquisadora e educadora. Atualmente desenvolve a pesquisa prática-teórica Costuras Errantes, que aproxima as linhas das artes e as linhas da vida, contemplado com a Bolsa Residência Artística Estação Cidadania - Cultura 2019.

ISABEL VIANNA
Cursou mestrado em "Lenguajes Artísticos Combinados" na Universidad Nacional de las Artes em Buenos Aires. Pós-graduada em Arteterapia e graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Pesquisadora de temas relacionados à Cultura latino-americana e terapêuticas expressivas. Coordenadora da Casa AME, no Movimento de Saúde Mental. Facilitadora de círculos de mulheres com atuação em várias cidades incluindo Rio de Janeiro, Belém, Buenos Aires e Macapá. Terapeuta Comunitária e Consteladora familiar em formação.

JOSÉ CORREA
Artista amapaense, natural do Arquipélago do Bailique. Cursa Geografia na Faculdade UNINTER. Criador do Grupo Dart, realizou a Exposição Grupo Dart na Biblioteca Pública de Macapá em abril de 2013. Participou das oficinas de arte do TECNO BARCA I (2012) e no TECNO BARCA II (2014) ofertou a oficina TRANSVENDO O MUNDO, com foco em pintura e desenhos sobre superfícies diversas encontradas no cotidiano do Bailique.

JAMIE DUNCAN
Doutor em Linguística pela Universidade de Lancaster na Inglaterra, onde trabalhou no Centro de Pesquisas em Letramento, especializando-se em abordagens etnográficas e socioculturais. A pesquisa mais recente dele é um estudo etnográfico e histórico sobre letramentos de protesto em favelas cariocas, que vai ser publicado mundialmente como livro em 2020 pela editora anglófona Routledge. Ele também escreve e faz tradução de poesia e foi publicado pelas editoras inglesas Bloodaxe Books, Modern Poetry in Translation, and The Pedestrian Sounds Press.

PATRÍCIA TELES
Artista-pesquisadora, doutoranda em Arte pela UnB (2017-), mestre em Lenguajes Artísticos Combinados pela Universidad Nacional de las Artes (2016) e bacharel em Direção Teatral pela UFRJ (2008). Em 2019 foi selecionada para participar do SACO 8 Festival de Arte Contemporáneo (Antofagasta, Chile), do II Prêmio Vera Brant (Brasília, DF), do Timeline#5 - Festival Internacional de Arte Eletrônica (Belo Horizonte) e da Residência Artística Vórtice | Plataforma Experimental de Artes (Valparaíso, Chile). Em 2018 realizou sua primeira exposição individual, Aquário Betta, projeto contemplado no Edital de Ocupação da Galeria Espaço Piloto (Brasília, DF).
Cargo Collective Patrícia Teles

SARAH MARQUES
Sarah Marques é artista e pesquisadora em artes. Desenvolve ações de caráter participativo, interessando-se pelos encontros e acreditando na potência do compartilhamento do ato criador. Vive e trabalha em Salvador desde 2017, investigando em seu doutorado, estratégias de coletivização/ participação em ações de artistas latino-americanos. É mestre e especialista em Artes Visuais (Universidad Nacional de las Artes), bacharel em Artes Cênicas (UniRio) e artista formada pela Fundação Clóvis Salgado (CEFART-BH).

TANIA ALICE (1976, França/Brasil)

É uma performer que investiga as possibilidades da arte relacional, trabalhando em espaços urbanos, rurais, domésticos e instituições artísticas com artistas e “não artistas”. Criando ações poéticas coletivas e participativas, seu trabalho visa a aumentar as potências de afeto entre os seres humanos e entre os seres humanos e os animais e a natureza. Formada em Somatic Experiencing (cura do trauma) e atualmente em formação de Soul Motion, ela também é idealizadora e fundadora da plataforma Performers sem Fronteiras. Doutora em criação contemporânea pela Universidade de Aix-Marseille (França), ela é professora de performance da graduação e da pós-graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde orienta projetos de Mestrado e Doutorado de criação em performance. Seu trabalho artístico foi apresentado em inúmeros países do mundo e premiado em diversas ocasiões e ela foi artista-pesquisadora convidada em diversos países, como nos Estados-Unidos (CalArts), França (Universidade de Aix-Marseille / Université de Franche-Comté) e Bélgica (Universidade Livre de Bruxelas). www.taniaalice.com | Performers sem fronteiras

THOMAS DUPALL
Fotográfo, artista visual, poeta e performer. Nascido em 1981, vive e trabalha em Bruxelas e em Paris.

www.thomasdupal.com

WELLINGTON DIAS
Ator, Performer, Diretor teatral, Produtor cultural e Professor na Universidade Estadual do Amazonas no curso de Teatro. Bacharel e Mestrado em Direção Teatral no RITCS School of Arts em Bruxelas- Bélgica. Bacharel em Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Foi professor no curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (2017 a 2019). Integrante do Frêmito Teatro (AP). Artista contemplado no Rede Nacional Funarte 2011 do Ministério da Cultura com o projeto “Tecno Barca: Um ateliê-galeria itinerante sobre a terra das águas”, desenvolvido no Arquipélago do Bailique, no litoral do Estado do Amapá e agraciado com o Prêmio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente 2012 do Banco da Amazônia e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para a II edição do projeto (2014). Em 2019 realizou o Tecno Barca III: Residências artísticas com 17 artistas nacionais e internacionais por um período de 12 dias no Bailique/AP, além da Exposição Multimídia Tecno Barca III no Museu Sacaca, em Macapá (AP). Instagram:
Frêmito Teatro
Bando Filhotes de Leão - Wellington

bottom of page